sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mangá é tema de exposição em São Paulo

Além de exposição de obras no estilo mangá, haverá oficinas e apresentações de diversas modalidades que envolvem a arte criada no Japão e que hoje faz sucesso no mundo todo

Um festival que reunirá as diversas modalidades do mundo do mangá. Essa é a atração que o Shopping Light, no centro de São Paulo, preparou para o público durante as férias de julho. A Mostra Cultural “Mangá Universe” começa no dia 7 e segue até o dia 31 com uma exposição de quadros de personagens de mangá confeccionados em papel, cola e pintura especial. Aos sábados, das 13h às 17h, haverá oficinas de desenho, desfile de trajes inspirados em personagens (Cosplay), Body Painting (pintura corporal em estilo mangá) e animekê, espécie de karaokê com músicas japonesas de desenhos e jogos.
A atração acontece na praça de eventos e vai reunir os principais artistas da arte que surgiu no Japão, mas ganhou adeptos em todo o mundo. O artista plástico Vlady, uma das referências na área, mostrará suas obras num espaço reservado para exposição Mangá 3D Art Sculpture. Além dele, Helena Keiko, também terá suas criações exibidas durante a mostra.
Ao todo, serão 30 quadros com imagens em 3D, todas elaboradas com papel e cola, e que são resultado de quase um ano de trabalho. O Paper Sculpture, ou escultura em papel, utiliza diversos tipos de papel, uns sobre os outros, para dar impressão de três dimensões. Entre os personagens retratados por mangás em papel estão: Naruto, ídolo contemporâneo de adolescentes e adultos; A Princesa e o Cavaleiro, um dos primeiros mangás que chegaram ao Brasil, na década de 70; além do espaço Maurício de Sousa, que homenageia os personagens em estilo Mangá do cartunista.
Trajes de Cosplay também integram a exposição. As fantasias utilizadas em concursos e eventos ficarão à mostra para que o público conheça de perto o hobby que consiste em fantasiar-se de personagens de quadrinhos, games e desenhos animados japoneses. Nos dias 23 e 30 de julho, a partir das 13h30, haverá um desfile de Cosplay.
Oficinas
Nos dias 09, 16, 23 e 30 de julho, das 13h30 às 17h, serão desenvolvidas oficinas de mangá para crianças, adolescentes e adultos. Profissionais da área, comandados pelo ilustrador Fabrízio Yamai, ensinarão a desenhar de forma rápida e fácil.
O evento ainda mostrará a técnica do Nigaoê, que faz exatamente o contrário da caricatura tradicional. Os desenhistas mantêm os traços e as características do rosto da pessoa, e a incluem num personagem de mangá. Outra atração é a artista Andréa Yashida que realizará no dia 16 de julho, a partir das 13h30, pintura corporal com desenhos típicos do mangá.
A mostra, que tem a curadoria do jornalista e produtor cultural Maurício Coutinho, ainda contará com a exposição de bonecos exclusivos de seriados conhecidos e mangás e objetos como bolsas, chaveiros, cardgames, games, mochilas, camisetas, leques, sombrinhas, DVDs, entre outros. Haverá ainda sessões de Animekê, nos dias 16, 23 e 30 de julho a partir das 13:30h.

Programação:
Animekê: dias 16, 23 e 30 de julho, a partir das 13h30.
Desfile de Cosplay: dias 23 e 30 de julho, a partir das 13h30.
Body Painting of Mangá/Pintural Corporal de Mangá: 16 de julho, a partir das 13h30
Oficinas: dia 9, 16, 23 e 30 a partir das 13h30.























































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário